terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Vamos Caminhar?

Bom dia, amigas...
Estava lendo uma reportagem sobre atividade física e achei interessante postar para vocês. Me identifiquei totalmente, vou colocar em prática!!




Há tempos você pretende deixar de ser sedentária, mas não gosta de ir a uma academia? (essa sou eu,rsrsrs)
Pois saiba que uma caminhada é uma atividade física democrática - pode ser adotada por qualquer pessoa, independentemente da faixa etária - e oferece múltiplos benefícios à saúde física e emocional. " A partir do momento em que uma pessoa se dispõe a mexer o corpo, os exercícios de baixa intensidade, como a caminhada, são as melhores formas de se ter uma vida ativa. Basta uma roupa confortável e um par de tênis apropriado para treinar em qualquer lugar do mundo", afirma a Drª Gerseli Angeli,coordenadora científica do Centro de Medicina da Atividade Física (Unifesp)

Segundo a Organização mundial da Saúde (OMS), os benefícios já são sentidos a partir dos 30 minutos de caminhada diária. Por ser um exercício aeróbico - usa o oxigênio no processo de geração de energia dos músculos - a prática constante ajuda a controlar a pressão arterial e muito mais. É uma atividade que contribui para gasto calórico, queimando gordura, ajudando a manter o peso, a diminuir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom, informa Drª Gerseli.




Comece já!!
Dicas importantes:
* faça alongamento antes e depois da caminhada
* na 1ª semana comece praticando 3 a 4 vezes por semana durante 20 minutos
* aumente o tempo gradativamente
* na 2ª semana 4 a 5 vezes por semana durante 30 minutos
* na 3ª semana aumente o tempo para 40 a 50 minutos
* após 4 semanas de treino você caminhar por 1 hora
* fique atenta a respiração: inspire e expire
* por fim, um aviso muito importante: antes de iniciar qualquer atividade física, consulte um médico!

A prática regular desse exercício faz bem ao corpo, à mente, à autoestima e, ainda tira pessoa do grupo dos sedentários.

Fica a dica, espero que gostem!!


Um comentário: