sexta-feira, 8 de abril de 2011

Os Alimentos que são uma "Beleza" para sua Pele

No cardápio do dia, bastante romã, morango, molho de tomate e castanha-do-pará. Com eles, é possível aproveitar os dias de sol e preservar a juventude da pele, além de evitar o aparecimento de manchas e tumores. Quando li isso, pensei, aquelas que gostam de se ajeitar irão gostar dessa dica!
Vejam só que interessante:




Se a fonte da juventude fosse vendida em potes nas farmácias, teria o sabor de um doce morango ou uma adstringente romã. Afinal, segundo um recente estudo da Universidade Hallym, na Coreia do Sul, essas frutas são algumas das melhores opções para prevenir o envelhecimento precoce da pele. “Elas são ricas em ácido elágico, um antioxidante poderoso”, afirma o bioquímico Marcelo Hermes Lima, da Universidade de Brasília, que estuda o composto há anos.

Na pesquisa sul-coreana, os cientistas expuseram células à radiação ultravioleta do sol — principalmente à UVB, que provoca vermelhidão e pode causar câncer. Depois, adicionaram extratos de ácido elágico às culturas celulares. “A pele tratada com a substância teve menos inflamações provocadas pelo excesso de exposição solar”, explica a nutricionista Elaine de Pádua, do Hospital das Clínicas de São Paulo. “A atividade de substâncias que contribuem para a degradação do colágeno também foi reduzida.”



E o colágeno, para a pele, é tão importante quanto os óculos para quem tem problemas de visão. Sem ele, que é a proteína mais abundante no corpo, as células perdem elasticidade e aí aparecem as rugas. “É como se o colágeno fosse um sustentáculo, aumentando a resistência contra estiramentos. Sem ele, o tecido perde firmeza”, assinala a dermatologista Daniela Taniguchi de Barros, da Faculdade de Medicina do ABC, na região metropolitana de São Paulo. Só não há consenso sobre a quantidade de frutinhas necessária para manter a pele jovem — já que o trabalho coreano foi feito in vitro. A recomendação é acrescentá-las a um dos lanches diários. Até mesmo a balança agradecerá: 100 gramas de romãs e morangos têm, respectivamente, 56 e 30 calorias. Delícias de tão leves.



Além de romãs e morangos, a pele agradece o consumo de molho de tomate. Esse alimento foi testado na Universidade de Manchester, na Inglaterra, e se mostrou um aliado da juventude do tecido. Os pesquisadores acrescentaram 55 gramas — a quantidade que consumimos em uma boa macarronada — à dieta diária de mulheres com cerca de 30 anos de idade. Os resultados foram animadores: uma substância do tomate, o licopeno, reduziu a ação dos raios UVA, principais responsáveis pelo fotoenvelhecimento.

“O licopeno pertence à família dos carotenoides, potentes antioxidantes que eliminam os radicais livres”, esclarece a nutricionista Natália Dourado, de São Paulo. Essas moléculas são acusadas de acelerar a progressão de vincos e afins. E a exposição excessiva ao astro-rei impulsiona a produção desses malfeitores. Segundo Natália, os tomates in natura são bons companheiros da derme e companhia, mas a melhor opção é mesmo o molho. “A quantidade de licopeno é quase cinco vezes maior que no fruto”, diz a especialista. Sem contar que essa substância é supereficiente ao blindar o corpo contra tumores.



Então Mulherada, vamos abusar das frutinhas vermelhas, do molho de tomate assim ficaremos lindas, jovens e bem humoradas, pois afinal que não fica feliz comendo uma "bela macarronada" e de sobremesa um tigela de morangos com franboesas! Só não pode abusar na quantidade,ok?!
Bom final de semana!




Um comentário:

  1. òtimas dicas, amiga! Cuidar da beleza com essas delícias é tudo de bom. sou louca por frutas vermelhas. Hum!
    Menina, muito obrigada pelas palavras carinhosas e pelos sábios conselhos q. vc deixou na minha cozinha.
    Tenha uma linda semana.
    bjk

    ResponderExcluir