quarta-feira, 13 de abril de 2011

Pés bem cuidados no Inverno


A estação mais fria do ano está chegando, mas nem por isso os pés devem ficar em segundo plano nos cuidados com o corpo e a pele.

O uso de meias e sapatos fechados e os banhos quentes podem ressecá-los com mais facilidade, provocando descamação e rachaduras. O excesso de umidade aumenta a reclusão dos pés, e as chances do aumento de fungos e bactérias também aumentam.



Para manter os pés com uma aparência saudável e prepará-los para o próximo verão invista em cuidados básicos que podem ser feitos em casa e por você mesma.

Confira abaixo algumas dicas de como cuidar dos pés nesse inverno:

1- Após o banho, não se esqueça de enxugar bem os pés, inclusive entre os dedos. Os pés ficam reclusos a maior parte do dia, então vale usar um secador pela manhã, antes de calçar as meias, essa é uma forma de secá-los e controlar a umidade durante o dia.

2- Outra forma de controlar essa umidade é usando talcos. Os líquidos á base de óleos, que possuem ação adstringente, também são bastante eficazes.

3- Quando estiver em casa, procure deixar os pés ao ar livre, usando bastante os seus chinelos. Além de relaxar é uma forma de controlar o aparecimento de fungos e bactérias que provocam doenças que são bem difíceis de serem tratadas.



4- Pés ressecados são sinônimos de desleixo e maus cuidados. Para evitar aquele aspecto esbranquiçado, faça uma esfoliação uma vez por semana.
Você pode fazer isso com uma receita caseira:

1 xíc. (chá) de açúcar cristal
5 gotas de óleo essencial de laranja
4 colheres (sopa) de azeite de oliva

outra receitinha:
2 colheres de mel
4 colheres de açúcar, de preferência o cristal

Isso vale para as 2 receitas:
Misture tudo em um recipiente e espalhe sobre os pés em movimentos circulares. Em seguida enxague com água morna.

5- Hidratar os pés no inverno é uma ação essencial. Os melhores cremes para isso são os de óleos vegetais como amêndoas, prímula, macadâmia, cereja e borage. Tem também a opção de usar os que são a base de ureia, mas que possuem até 10% em sua composição, que também são uma boa dica.






Amigas, você podem estar se perguntando, porque a Ovelha está falando tanto do inverno? Eu explico, vejam a meteorologia prevista para Curitiba, só dá frio e chuva, daí é inevitável! ;)
Espero que as minhas dicas sejam úteis independente da localização geográfica de cada uma! Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário