terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Chá Verde e seus Benefícios



Chá verde é um tipo de chá feito a partir da infusão da planta Camellia sinensis. É chamado de verde porque as folhas da erva sofrem pouca oxidação durante o processamento, o que não acontece com as folhas do chá preto. Algumas outras ervas são vendidas a título de chá verde, porém o verdadeiro chá verde é o feito a partir da folha do arbusto Camellia sinensis.

Muito popular na China e no Japão, há pouco tempo começou a ser consumido com maior freqüência no ocidente, tradicional consumidor de chá preto, devido tanto a uma tendência orientalista, quanto às propriedades antioxidantes a ela atribuídas.



Benefícios a Saúde

Estudos indicam que o chá verde é rico em substâncias antioxidantes, chamadas polifenóis, que evitam a ação destrutiva das moléculas de radicais livres que degeneram as células, auxiliando, por exemplo, no combate ao câncer, ao envelhecimento e na queima de gorduras.

O chá verde também é rico em tanino que faz diminuir as taxas do LDL (colesterol ruim) e fortalece as artérias e veias favorecendo a prevenção de doenças cardíacas e circulatórias. Possui bioflavonóides e catequinas: substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores.


O chá verde também possui manganês, potássio, ácido fólico, vitamina C, vitamina K, vitamina B1 e a vitamina B2.

Antes restrito às lojas de produtos naturais, o chá verde já é facilmente encontrado nos supermercados. Preferido dos chineses, ele tem a mesma origem do chá preto. Os dois e também o "ban chá", consumido mais pelos japoneses, são produzidos a partir da planta Camellia sinensis.
O chá verde é diurético.
A preparação do chá verde difere um pouco dos chás tradicionais. A água não deve estar fervendo, pois do contrário as folhas acabam sendo cozidas e proporcionando um gosto amargo à bebida. O tempo de infusão também não deve ser maior que 3 minutos.
Recomenda-se uma xícara por dia para obter os benefícios, e para quem deseja emagrecer no máximo três xícaras por dia após as principais refeições.

Dica: quando for comprar, peça pelo chá com folhas desidratadas, este é o verdadeiro chá verde. (existem no mercado folhas torradas e misturadas com outros componentes, cuidado!)

Eu tenho tomado o chá verde 3 vezes ao dia. Estou me sentindo muito bem. Ele ajuda na digestão, na parte intestinal e a minha fome diminuiu.



2 comentários:

  1. oi Ovelha
    Vc estava meio sumida
    que bom que voltou e visitou meu blog
    Obrigada pelos elogios
    bjujus

    ResponderExcluir
  2. Oi Patricia
    é eu estava meio sem tempo de postar agora com novo ano começando me animei, organizei e volteiiiii!!! rsrsrsrs
    qt aos elogios, vc merece, vc é um artista!!!
    bjocas da Ovelha ;)

    ResponderExcluir