segunda-feira, 1 de agosto de 2011

A Impôrtancia de comer Fibras



As fibras alimentares são um dos elementos essenciais para uma dieta realmente saudável. Elas são carboidratos classificados como polissacarídeo não amido, que se constituem de uma complexa mistura de substâncias derivadas das paredes celulares das plantas. As fibras possuem propriedades diferentes entre si, e são classificadas quanto ao seu efeito fisiológico em solúveis e insolúveis.


Fibras Solúveis

As fibras solúveis formam uma solução altamente viscosa, quando dissolvidas em água. Estas substâncias hidrossolúveis, que são um tipo de resina, auxiliam na aglutinação do colesterol e no controle de sua absorção. Elas atuam de um modo geral na remoção das toxinas do corpo.

Entre os alimentos ricos em fibras solúveis encontram-se os feijões, os farelos de uma forma em geral - em especial os de aveia e os de cevada – a cenoura, as gomas, as pectinas das frutas, a semente de linhaça, o gergelim, o repolho e os cítricos. A pectina é a substância que permite fazer geléias, sendo encontrada, por exemplo, na maçã, frutas silvestres, laranja e jabuticaba.

Existem as fibras solúveis e as insolúveis, entretanto, no dia-a-dia, ninguém precisa se preocupar em ingerir fibras desse ou daquele tipo. O importante é consumir a quantidade necessária. O primeiro sinal de alerta emitido pelo corpo quando a quantidade de fibras ingerida diariamente é insuficiente é a prisão de ventre.


Fibras Insolúveis

As insolúveis são aquelas que não se dissolvem em água. Elas aceleram o trânsito intestinal, aumentam o peso das fezes, reduzem a hidrólise do amido e retardam a absorção da glicose.

As fibras insolúveis são encontradas em cereais (farelos), nas hortaliças (alface), na casca das frutas, na couve e no aipo (legumes), entre outros.


Por que é bom comer fibras

Alimentar-se corretamente traz muitos benefícios à saúde, proporcionando vitalidade e bem-estar físico e mental. A alimentação rica em fibras contribui significativamente para o controle e redução de peso sendo recomendada para todas as idades, não só pelas propriedades que possuem, como também pelos seus benefícios:

Gera saciedade.
Reduz o colesterol.
Controla a glicose.
Facilita a digestão.
Faz o intestino funcionar melhor.
Combate mau hálito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário