quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Chia e seus Benefícios!

A chia tem chamado a atenção no hall das sementes, passando na frente da linhaça e do amaranto. E por que tanto sucesso? Simples! A chia elimina gordura, ajudando a emagrecer. "As fibras presentes na semente de chia são do tipo solúveis. Em contato com a água, a chia vira um gel que ‘incha’ o estômago, retarda a fome e a velocidade com que o organismo assimila os carboidratos. As sementes de chia absorvem 12 vezes do seu peso em água, hidratando o corpo e protegendo a mucosa do intestino. Essas fibras ainda retêm parte da gordura presente nos alimentos, eliminando esse excesso nas fezes", explica a nutricionista Márcia Curzio (RJ).
A especialista explica que cerca de 23% da chia é composta por ácidos graxos poliinsaturados, o que a torna a semente com maior teor de Ômega-3 no mundo. "A gordura é resultado de um processo de inflamação no organismo. O Ômega-3 é anti-inflamatório e ajuda o organismo a recuperar o controle sobre o apetite”, explica Márcia.




Além de extremamente rica em fibras, a chia é um tipo de proteína completa, têm o dobro de potássio que a banana, três vezes mais antioxidantes que mirtilo (blueberry), seis vezes mais cálcio que o leite e oito vezes mais Ômega-3 que o salmão. Falta mais algum motivo para aderir a chia? Então lá vai! É rica em antioxidantes e ainda é desintoxicante.

Como consumir a chia


A chia pode ser usada na alimentação de crianças, adolescentes e gestantes. Praticantes de atividades físicas também podem se beneficiar do consumo desta semente, já que estes indivíduos necessitam de maior aporte protéico quando comparados a indivíduos sedentários. Misture uma colher de sopa (10 g) de chia com 1/2 xícara (75 ml) de água e deixe hidratar por meia hora, mexendo de vez em quando. No final desse tempo, um gel terá se formado. Tome uma colher de sopa do gel 30 minutos antes das principais refeições. A chia não tem absolutamente gosto nenhum e tem uma textura idêntica às sementes de tomate. Outra dica é juntar o gel à papa de aveia (depois de pronta), vitaminas de frutas, e no iogurte. O gel de chia pode ficar na geladeira por até três dias, sem perder os nutrientes.


                                                     

2 comentários:

  1. Nossa quantas propriedades da chia que eu não conhecia. Semanas atrás marido comprou pra mim, mas eu ainda não tinha usado, agora depois de suas dicas vou usar o gel.
    Bjos
    Lú Melo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tbm fiquei surpresa com tantos beneficios!
      agora é colocar as dicas em prática.
      Bjocas da Ovelha pra vc Lú!

      Excluir