segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Risoto de Cogumelos com salsinha

Olá Amigas!!
Receita nova para vocês!! Assistindo o programa Cozinha Prática com Rita Lobo na GNT aprendi fazer esse delicioso risoto, vale a pena experimentar!!
vamos a receita:

Para o caldo:

Ingredientes:
2 cenouras
2 talos de salsão (e as folhas de 1 salsão)
1 cebola grande
3l de água
2 folhas de louro
3 cravos
5 grãos de pimenta-do-reino

Modo de preparo:
Lave bem todos os legumes. Corte a cenoura em fatias grossas, e a cebola e o salsão em pedaços médios. Numa panela, junte os legumes, as folhas de salsão e os temperos. Coloque a água e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos. Desligue o fogo e, com uma peneira fina, coe o caldo. Reserve.




Para o risoto:

Ingredientes:
200g de shitake
200g de shimeji
200g de cogumelo de Paris
3 xícaras (chá) de arroz para risoto
9 xícaras (chá) de caldo de legumes
1 cebola grande
2 colheres (sopa) de azeite
1 e ½ xícara (chá) de vinho branco
¼ de xícara (chá) de salsinha
1 dente de alho
Sal (a gosto)
Pimenta-do-reino (a gosto)


Modo de preparo:
Numa panela, coloque as nove xícaras de caldo coado e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo. Lave, descasque e pique a cebola em cubos pequenos. Numa outra panela, coloque o azeite, a cebola, tempere com sal e leve ao fogo baixo. Quando a cebola ficar transparente, aumente o fogo, coloque o arroz e refogue por aproximadamente 2 minutos. Não esqueça: todos os grãos de arroz devem ficar com uma camadinha de azeite. Coloque o vinho e mexa vigorosamente até evaporar.
Junte seis xícaras de caldo e mexa até secar. Reserve, na geladeira, as outras três xícaras para usar quando for finalizar o risoto. Em duas assadeiras grandes, espalhe o arroz em camadas fininhas, espere esfriar um pouco e leve à geladeira – o arroz dura até três dias na geladeira. Quando for servir o risoto, lave e pique a salsinha. Descasque e pique fininho o dente de alho. Corte o shimeji em arvorezinhas, e o shitake e o cogumelo de Paris em fatias. Leve uma frigideira grande ao fogo até esquentar bastante. Coloque uma colher de azeite e adicione o shitake, aguarde dourar, tempere com sal, pimenta-do-reino a gosto e transfira para uma tigela. Repita o processo com o shimeji, reserve.
Coloque o cogumelo de Paris, junte o alho picado e espere dourar, coloque a salsinha e junte aos outros cogumelos. Numa panela, coloque as três xícaras restantes de caldo e leve ao fogo médio para aquecer. Assim que o caldo ferver, coloque o risoto pré-cozido em uma panela, adicione os cogumelos e metade do caldo. Leve ao fogo alto e mexa bem. Verifique o ponto do risoto, ele deve ficar úmido e durinho no meio, al dente. Se ainda não estiver no ponto de risoto, adicione mais caldo e deixe secar. Acerte o tempero e sirva imediatamente.

                                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário