sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Assunto sério: Maquiagem tem data de validade sim!!



Você é daquelas que compra maquiagem e case não usa, ou guarda a séculos um rímel e batom que gosta, só porque está no finalzinho e fica com dó de jogar fora porque pagou muito caro. Leia com atenção esta matéria, tenho certeza que hoje mesmo você irá fazer uma "faxina" em suas maquiagens.

Um estudo feito na Grã-Bretanha revelou que nove entre dez mulheres colocam a saúde em risco usando maquiagem com o prazo de validade vencido.

A dupla invencível rímel-batom, campeã absoluta dos makes poderosos, infelizmente é campeã também no acúmulo de bactérias que podem trazer sérias infecções: impurezas encontradas num batom vencido podem ser facilmente ingeridas.

A vida útil de um rímel é de, no máximo, seis meses. Uma vez aberto, atrai incontáveis bactérias (a da conjuntivite, inclusive). Ao sentir coceira, ardência ou os olhos lacrimejando, desconfie do seu rímel de estimação e jogue-o fora. A galeria dos vilões não pára por aí. Bases e pós também costumam trazer bactérias, que penetram na pele mais facilmente se houver espinha ou ferimento.



A questão é complexa. Os produtos trazem o prazo de validade estampados na embalagem, mas quem as guarda? Pelo que apuramos, o tempo de vida útil dos produtos costuma ser inferior ao do prazo de validade. Essa orientação também não deveria vir escrita em algum lugar? O rigor da legislação existe apenas quanto ao prazo de validade em si.

Mas e aquelas pessoas que usam maquiagem esporadicamente e, consequentemente, cujos produtos duram por mais tempo? Bruno Lemes, do MG Hair, comenta o assunto: Meu conselho é manter sempre os pincéis e todos os outros acessórios limpos. Existem atualmente produtos disponíveis no mercado que limpam os pincéis a seco. Nunca coloque a mão em contato direto com a maquiagem, porque isto muda o pH dos produtos e também facilita a proliferação de bactérias. Use sempre pincéis adequados pra tudo, e mantenha a maquiagem sempre guardada em boas condições , dentro de nécessaires, longe de umidade - como no banheiro, por exemplo - e calor excessivo. O importante é manter a maquiagem longe de contatos diretos com pele, mãos, tudo que possa favorecer o surgimento de bactérias.

De olho nos prazos!
Rímel: 3 a 6 meses, em média
Bases, cremes hidratantes e demaquilantes: 6 a 8 meses
Pós, pancake, sombras, blush, gloss e batons: 1 ano
Lápis para contorno de olhos, boca e delineadores: 1 ano e 6 meses.

Meninas: fica minha dica, se você não lembra quando comprou aquele batonzinho lindo, ou aquele rímel maravilhoso que está no final, JOGUE FORA!!

Boa faxina na maquiagem e um ótimo final de semana à todas!!



2 comentários:

  1. Imagina usar maquiagem vencida! Dependendo da marca já irrita nossos rostinhos...não pode mesmo!

    Já falei que amo o layout do seu blog?

    Rockisses querida!

    ResponderExcluir
  2. Isso é Verdade!

    obrigada =]
    fico feliz em saber q vc gosta!
    bjocas...

    ResponderExcluir