quarta-feira, 4 de maio de 2011

10 Dicas para Manter a saúde no Inverno

O inicio do inverno brasileiro acontece por volta do dia 21 de Junho. Porém, o frio já começou a aparecer em muitas cidades.
Essa época do ano favorece o aparecimento de diversas complicações. Problemas respiratórios e alérgicos, bem como doenças de pele, são alguns dos exemplos.
Também é nesta época que se ganha alguns quilos, resultado da ingestão de alimentos com maior valor calórico e também pela redução das atividades físicas.



Para manter a saúde mesmo durante o frio siga essas dez dicas:

*Fique atento às variações de temperatura. Em casa, no trabalho e em outros locais fechados, costuma-se sentir calor. Porém, ao sair destes ambientes, a brusca queda de temperatura pode facilitar a ocorrência de doenças, principalmente as respiratórias. Agasalhe-se antes de sair.

*Mantenha a higiene doméstica, evitando o acúmulo de poeira, que desencadeia diversos problemas alérgicos. Apesar do frio, mantenha a casa arejada durante o dia.

*Evite banhos com água muito quente, que provocam ressecamento da pele.

*Use soro fisiológico para olhos e narinas, em caso de irritação.

*Evite exposição prolongada a ambientes com ar condicionado (quente ou frio).

*Durma em local arejado e umedecido. Podem ser utilizados umidificadores de ar, toalhas molhadas ou reservatórios com água nos quartos.

*As pessoas com alergia devem ficar atentas a cobertores que soltam pêlos. Substituí-los por mantas de tecido sintético ou algodão pode auxiliar na prevenção de rinites e outros quadros alérgicos.

*As alergias também podem ser reduzidas lavando e secando ao sol, antes de usar, mantas, cobertores e blusas de lã, guardadas por muito tempo em armários. Pacientes com antecedentes como bronquite e rinite costumam ter crises nesta época. É importante procurar um médico e seguir suas recomendações.

*Atenção ao sol. Mesmo com o frio é importante manter o cuidado com o sol, utilizando protetores, especialmente quando o céu estiver “limpo”.

*Tome muito cuidado com o acesso de crianças pequenas à cozinha. Evite que brinquem neste ambiente, atraídas pelo calor. Líquidos e panelas quentes causam graves acidentes. Em caso de queimadura a orientação é buscar atendimento médico imediatamente.

*Por fim é importante tomar cuidado na escolha de alimentos, pois nesta estação é comum a procura por massas e doces. Para evitar o excesso de calorias lembre-se de caldos e sopas ricos em legumes e verduras que trazem calor, fibras e vitaminas para o organismo.

Manter o ritmo de atividades físicas também é importante.


Um comentário:

  1. Obrigada pelo abraço virtual foi confortador *-*
    Eu sempre sofro no frio sou toda alérgica e essa é a pior época do ano, os cuidados triplicam :/
    Beijos
    http://prototiposimperfeitos.blogspot.com

    ResponderExcluir