segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Antepasto de Berinjela


Hoje acordei inspirada para cozinhar, olha que esses momentos são raros, rsrsrs. (Apesar depois que comecei a escrever no blog, tenho cozinhado mais, testando as receitas para vocês) =]
Faz tempo que queira fazer o tal do "Antepasto de Berinjela", e lá fui eu pesquisar...
Achei várias receitas apetitosas, segredos de família, dicas de chef, fiquei impressionada cm a variedade de antepasto que pode se fazer com berinjela.
O que eu fiz?? Misturei tudo! ... literalmente,rsrs
Selecionei 3 receitas principais e fui adicionando o melhor de cada uma, e o resultado foi esplêndido!
Ficou uma delícia, e olha que tenho em casa um publico exigente.



Vamos a receita:

3 berinjelas grandes cortadas em cubinhos
1 pimentão amarelo cortado em cubinhos
1 pimentão vermelho cortado em cubinhos
2 cebolas roxas cortada em tirinhas
2 dentes de alho
250 ml de azeite
Orégano a gosto
1/2 xic. azeitonas pretas sem caroço picadas
1/2 xic. cebolinha e salsinha picada
2 colheres de vinagre
sal
pimenta do reino

Modo do Preparo:

Corte as berinjelas em fatias, depois em cubinhos e deixe de molho em água e sal por 20 min. Escorra e reserve.
Em uma panela coloque água com um pouco de vinagre e sal e leve a fervura.
Coloque a berinjela para cozinhar. Quando ela ficar com uma aparência meio brilhante/transparente ela está pronta. Escorra, coloque em uma travessa e deixe esfriar.
Refogue a cebola, alho e logo em seguida os pimentões e deixe esfriar.
Em uma tigela junte a berinjela, a cebola refogada com os pimentões, as azeitonas, a salsinha e a cebolinha. Tempere com azeite de oliva, vinagre, orégano, sal e pimenta do reino.

Esta receita fica uma delícia com qualquer tipo de pão, eu servi com broa integral, ficou DIVINO!

Na maioria das receitas que li, o antepasto fica melhor se repousar por 24 horas. Eu comi depois de 12 horas e estava DE-LI-CI-OOOO-SOOO!! Então com certeza amanhã estará mais gostoso. Obaa!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário